Há uns dias finalizamos o ebook de um projeto cultural muito massa, o Linguagem fotográfica: modos de usar – site, vídeos, ebook etc. no site oficial linguagemfotografica.com.br, hmmm que phyno! – e essas retas finais sempre são de revisão e revisão e revisão e revisão, mas sempre passa uma coisinha ou outra hahahah. Paciência!
Quando eu pesquisei o material desse site e ebook aí, durante meu doutorado, visitei a Gráfica Ipsis, em Santo André, na grande São Paulo, pois foi lá que o livro que eu estava estudando, O Chão de Graciliano, do (querido!) fotógrafo Tiago Santana, tinha sido impresso.
(clica nesse print aí e vai conhecer uma versão resumida online lá na BDLF)
Como eu já trabalhei com gráfica adorei conhecer tudo por lá, fui muito bem recebido, e ainda pude entrevistar umas pessoas pra minha pesquisa. Muito massa!
Lembrei disso porque como eu estava revisando o ebook por um breve momento pensei: “bem mais fácil do que acompanhar impresso, né?”
Mas claro que não, porque se por um lado não tem uns detalhes pra acompanhar, tem outros, e a revisão acaba sendo uma TRABALHEIRA do mesmo jeito. Embora uma linha de produção de livros, ainda mais os que primam por alto acabamento, tenha lá seus desafios gigantes…
E tem todo um lance do tempo, uso de máquinas, papéis a secar, tintas a equilibrar e por aí vai… Lá na Ipsis, nos idos de 2016 ou 17, eles tinham até umas suítes pra autores e produtores gráficos dormirem ali mesmo pra facilitar o acompanhamento das impressões: revisar e revisar, e aprovar ou reprovar, e ajustar, e revisar tudo de novo, e tantas outras mil coisas que pode dar errado. E quando dá certo fica lindo, lindo.
Aliás, eu sou fã declarado do trampo deles, e isso nem é jabá, é só porque eu curto mesmo. Até o institucional deles vale assistir, tó:
E pra encerrar nosso post de hoje, agora sim um jabázão (existe isso?):
te convido DE NOVO a visitar nosso site oficial do projeto https://linguagemfotografica.com.br/, e ver tudo por lá. Tem informações do projeto, tem ebook, tem o site cheio de coisa, tem vídeo, tem texto, tem apoiadores massa, vai lá, vai…
Boas leituras e bons clicks!
(e quando puder, visite a Ipsis lá em Santo André, eles são uns kiridus e vão te receber muito bem)