Vamos misturar coisas que a gente gosta pra parabenizar nossa QUERIDA E ESTIMADA SALVE-SALVE fotografia:
- máquinas clássicas
- fotos tão clássicas quanto
- Leica-Leica-Leica-Leica (oma Gê que o diga…)
- boa publicidade
- um BAITA roteiro
- referências fotográficas sendo muito bem usadas neste comercial lindão e
- uma TRILHA forte que emociona demais.
Essa foi uma peça publicitária brasileira de 2013 que ganhou o prêmio Grand Prix no maior evento de publicidade do mundo, Cannes, em 2015, com o nobre objetivo de homenagear a LEICA, mesmo apresentando fotos de outras máquinas – o que vem a ser outra qualidade deste belo roteiro.
O foco do comercial são os 100 anos do lançamento da primeira câmera Leica da história, em 1913, que SERÁ que consta no nosso Jogo Super Clicks? Ah, pronto… mas é CLARO que está lá:
Antes de seguir, assista à versão do comercial da Leica em português:
Que BELEZA, hein, hein?
E SUPOSTO porque, como já falamos aqui, há controvérsias, dúvidas, questionamentos, TRETAS, enfim.
Mesmo com o descobridor “quase” brasileiro lá em Campinas/SP, o francês Hercule Florence, a gente segue comemorando este dia, então bora festejar: 19 de agosto, aniversário da nossa amiga fotografia.
Mas e esse comercial da Leica, hein? Você conseguiu identificar todas as fotos? Eu não, mas algumas eu consegui lembrar já de saída.
Assista novamente e tente achar outra foto clássica que você lembre, é um auto-desafio interessante e divertido, vai lá.
E quando você se der por vencido, mas só quando se der por vencido, chega aqui nessa “cola” que facilita bastante nossa vida:
Sim, sim, sim, algumas ficaram um pouco diferentes, e justamente por isso são referências, não cópias. Servem pra gente lembrar das originais, lindas, lindas.
E mesmo que você não conheça ainda consegue entender a partir do roteiro, né não? Ou seja, não foi por acaso que essa peça foi tão premiada à época…
De minha parte, eu tenho o prazer de dividir um pouco meu conhecimento em aulas de fotografia há mais de dez anos, e sempre, sempre, SEMPRE fico impressionado com a REVOLUÇÃO, no melhor e maior sentido do termo, que a fotografia causou no mundo.
Não fosse a fotografia não teríamos o cinema, nem a TV, nem as imagens eletrônicas, nem o YouTube e nem o Instagram. É forte, mas É VERDADE!
Talvez surgisse outra ferramenta semelhante à fotografia, isso é muito, muito provável, mas eu gosto de pensar que a mãe de todas elas, a mãe das formas mais contemporâneas de comunicação, é nossa querida, estimada, salve-salve ANIVERSARIANTE SUPER ESPECIAL DO MÊS, a Dona Fotografia.
E já que trouxemos esse lindo comercial da Leica pra fazer homenagem em cima de homenagem, vamos terminar com outra nessa bela arte com uma representação da linha do tempo das câmeras Leica, ói que lindo:
Bons clicks e boas leituras – E BOAS COMEMORAÇÕES PELA NOSSA AMADA FOTOGRAFIA, AEEEEEEEEE!