Li uma breve reportagem sobre o Prêmio Pierre Verger, que acho que já podemos chamar de tradicional, na sua 8ª edição.
Pierre Verger foi um grande fotógrafo “brasileiro que não era brasileiro”, mas depois de viajar o mundo se apaixonou pelo Brasil e cá ficou, amou e fotografou. Fez muitas imagens, esse francês. Muitas lindas e carregadas de conteúdo imagens. Pioneiro da fotografia documental, que acho que já podemos chamar de clássica, de trazer mais do que informação visual na fotografia buscando questionamentos, críticas, reflexões do observador.
Fotografou temas sociais, religiões, relações de cultura e sociedade entre Brasil e África, em PBs caprichosos. Na África recebeu o nome de Fatumbi, em suas práticas e estudos sobre religião com ênfase ao candomblé, no qual foi iniciado como babalaô.
Também estudou e pesquisou muito ao longo dos seus 94 anos, além de ter feito importantes e pioneiros registros fotográficos do candomblé.
E ainda teve a organização de disponibilizar seu acervo, suas pesquisas, sua fortuna crítica a todos nós criando a Fundação Pierre Verger em 1988, em sua própria casa que foi transformada em sede da Fundação em Salvador. Eu ainda não visitei pessoalmente, mas quero muito!
Enquanto isso, na página oficial é possível conhecer uma parte do seu trabalho fotográfico, além de vários outros conteúdos: biografia, publicações dele, outros projetos como o Memória Pierre Verger sobre conservação de negativos, e muita coisa boa, confere lá, amante de fotografia!
Uma das ações da Fundação é o Prêmio Pierre Verger, neste ano dividido nas categorias Ancestralidade e Representação, Questões Históricas, e Livre Temática e Técnica, com premiação em dinheiro e exposições. Aqui no edital tem todas as informações, te liga nas inscrições até 23 de julho.
E pra conhecer um pouco mais do trabalho do Pierre Fatumbi Verger tem esse documentário lindo, lindo capitaneado pelo também grande Gilberto Gil:
Pra terminar falando em concursos e prêmios, eu acho que podem ser uma ótima maneira de valorizar teu trabalho, enriquecer teu currículo, estar na vitrine até, mas isso falando de concursos sérios e respeitosos. Não se trata somente de prêmio em dinheiro ou não, mas questões como inscrição, divulgação das imagens inscritas ou premiadas e muitos detalhes que podem incomodar. Então fique ligado e aproveite!
E falando em concurso, foram divulgados os finalistas do Grande Prêmio Fotografe 2021 nas categorias Cena de Rua, Documental, Natureza, Paisagem e Retrato, com muita, muita coisa boa! Este prêmio é realizado pela Revista Fotografe Melhor, uma das poucas publicações impressas sobre foto no Brasil.
E falando em concurso de novo agora pra se despedir, veja aqui uma seleção de três concursos internacionais que a iPhoto Channel separou pros profissionais, além deste outro concurso de foto de natureza pra amadores.
Se você tiver algum concurso massa pra indicar pra gente, manda aí!
Bons clicks e boas leituras!
- – – –
ATUALIZANDO: os kiridus da iPhoto Channel apontaram mais uns concursos, e gratuitos, vê lá!